terça-feira, 1 de junho de 2010

Tecnologia aumenta interação entre aluno e professor

Na última semana, o portal da revista Exame, da Editora Abril, publicou uma reportagem sobre educação a distância. O texto assinado por Bruno Mello destaca uma pesquisa da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). De acordo com o levantamento de 2008, na época, cerca de 2,6 milhões de brasileiros estudavam pela internet. Trazido para 2010 esse número pode ser ainda maior.

O texto apresenta um histórico da EAD, abordando desde o surgimento no século XIX até os dias atuais. Antigamente o material didático era entregue ao aluno em casa. Passou das cartas para o rádio, televisão e está na transmissão via satélite e internet. A reportagem diz ainda que a EAD se reinventou em 2000, mudando o foco para o aluno. A tecnologia é utilizada para facilitar a interação.

O repórter destaca também que a EAD não é mais papel e texto; há hipertexto, vídeo, trechos de filme em alta resolução, animação, fóruns. E possível se fazer projeções futuras, como a realidade virtual, que pretente projetar o professor na frente do aluno.

De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação da EAD do Cesumar, Fabrício Lazilha, a instituição trabalha com o que há de mais moderno. “Para o nosso modelo pedagógico, os equipamentos que temos nos atendem perfeitamente. Destaque para os quadros digitais, lousas eletrônicas, notebook para todos os professores, televisão de retorno, dentre outros.”

Outro diferencial da EAD do Cesumar é o Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) disponível para ser acessado pelo celular. Esse dispositivo “desprende” o aluno da frente do computador. Participar dos fóruns, acessar o material acadêmico e acessar material em PDF ficou mais fácil. As ferramentas virtuais ficam disponíveis para serem acessadas onde quer que o acadêmico esteja. Tudo via celular.

Viviane Marques Goi, coordenadora pedagógica da EAD do Cesumar, aponta que a instituição tem se dedicado para garantir aos alunos a melhor educação a distância. “Nós sempre investimos em professores qualificados, customização de livros, materiais com qualidade para que possamos formar ótimos profissionais”, destaca.

A reportagem do portal da revista Exame está disponível no link a seguir: http://migre.me/KYoq

Nenhum comentário:

Postar um comentário