terça-feira, 15 de junho de 2010

Pedagoga expressa opinião sobre EAD

Em artigo publicado nesta segunda-feira, dia 14, no Diário Comércio, Indústria & Serviços, a autora Jucimara Roesler destaca as tendências da educação a distância. Para ela, EAD e tecnologia caminham juntos. Os avanços tecnológicos podem ser aplicados no ensino, contribuindo para a formação pedagógica.

No início do texto, é apresentando um balanço do crescimento da EAD. Dados do Censo Ead.br de 2008 apontam que, em quatro anos, as matrículas nessa modalidade, no Brasil, triplicaram. Outro dado expressivo é o aumento do número de instituições com cursos a distância: de 166, em 2004, para 376, em 2008.

Aplicar tecnologias no ensino envolve, inclusive, a metodologia. Jucimara cita que todos os elementos devem ser utilizados para que a interação entre aluno e professor seja potencializada. Para isso, diz ela, deve se investir na conectividade, mobilidade e portabilidade, por exemplo. Com isso, o aluno pode ter acesso ao professor independentemente de onde estiver.

A autora expõe ainda que, com a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o modo de transmitir ensino foi se atualizando. “O uso das TIC serviu como alicerce para o desenvolvimento de metodologias educativas, que privilegiaram relacionamentos socioeducativos”, afirma.

Mesmo com o avanço tecnológico, o material didático ainda se faz necessário. É nele que o aluno tem disponível todo o conteúdo de forma organizada e prática. Para a autora, o livro também tem a facilidade da mobilidade sem a necessidade de conexão com a rede. “Os estudantes do mundo virtual conquistaram maturidade saudável para aproveitar as oportunidades e as ferramentas disponibilizadas no seu aprendizado”, destaca Jucimara Roesler.

Além disso, o texto ressalta o último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), no qual alunos da modalidade a distância tiveram melhor desempenho do que os de presencial.

Jucimara Roesler é pedagoga, mestre em Educação e doutora em Comunicação Social. A íntegra da opinião dela no Diário Comércio, Indústria & Serviços está disponível no link a seguir: http://migre.me/Pa3H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário