sexta-feira, 4 de junho de 2010

Pós-graduação impulsiona carreira profissional

Os cursos de pós-graduação são uma forma de o profissional se aperfeiçoar na área de atuação. Depois de graduado, o acadêmico tem diferentes possibilidades de escolha. Essa gama de possibilidades ainda causa dúvidas, que devem ser esclarecidas antes da decisão.

A pós-graduação em lato sensu é mais simples, tem foco na especialização, como explica o coordenador dos cursos de pós-graduação da Educação a Distância do Cesumar, Edmundo Pozes. “A lato sensu é voltada à indústria, empresa, comércio e serviços. Mesmo assim, o profissional pode trabalhar em uma universidade, na ausência de mestres e doutores”, afirma.

Já os cursos de stricto sensu estão ligados à pesquisa. São os cursos de mestrado e doutorado. Esses cursos remetem à pesquisa - são destinados a pesquisadores e cientistas. “Esses profissionais, a esse nível, são muito importantes para o desenvolvimento da universidade”, revela Pozes.

Os cursos de MBA (Master in Business Administration, Mestrado em Administração de Negócios, em português) são considerados especialização, apesar de remeterem a mestrado. Esses cursos devem ter uma etapa no exterior. Na EAD do Cesumar, essa etapa, este ano, será feita na Universidade de Salamanca, na Espanha. “Mas como nem todos podem pagar, as aulas serão transmitidas de lá para os alunos que estiverem no Brasil”, destaca o coordenador.

O Cesumar oferece, na modalidade a distância, cursos de lato sensu e MBA. O professor Edmundo ainda reforça que, no final de cada módulo dos cursos de pós graduação da EAD, o aluno deve fazer uma prova presencial. E, no final do curso, devem apresentar um trabalho de conclusão de curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário