quinta-feira, 29 de julho de 2010

Educação a distância ganha credibilidade cada dia maior

De acordo com dados do Ministério da Educação, um a cada cinco novos alunos de graduação prefere a EAD. Para lidar com esse crescente número, as universidades têm se preparado, buscando tecnologia e profissionais qualificados, para levar o ensino a pessoas que não podem freqüentar a sala de aula diariamente.

A comodidade aliada a preços mais acessíveis e qualidade igual ao ensino presencial são fatores que atraem alunos para a educação a distância. Dados do Censo EAD.br apontam que, em quatro anos, as matrículas nessa modalidade, no Brasil, triplicaram. Outro dado expressivo é o aumento do número de instituições com cursos a distância: de 166, em 2004, para 376, em 2008.

Entre os graduados pela EAD do Cesumar, que valorizam a modalidade, está o representante comercial Altevir Petrucci, de Campo Mourão (PR), formado em Gestão Comercial. Ele, que se formou há um ano, contou que, depois de três tentativas de fazer faculdade, conseguiu concluir o ensino superior, graças ao ensino a distância. “A EAD me deu condições de continuar viajando e mantendo meus estudos e, graças à formação superior, mudei de emprego para uma empresa melhor”, revelou.

Mesmo aluno e professor estando a quilômetros de distância, a tecnologia facilita a interação. Recursos como fóruns e enquetes têm essa finalidade. Além disso, no Núcleo de Educação a Distância do Cesumar, professores mediadores ficam o dia todo à disposição dos alunos para sanar dúvidas, corrigir e orientar trabalhos.

Com todos os recursos disponibilizados, basta ao aluno dedicar-se ao estudo para atingir os seus objetivos. Recentemente, Clark Ferreira Farias Junior, aluno do curso de pós-graduação em Docência no Ensino Superior da EAD-Cesumar, defendeu o trabalho de conclusão de curso (TCC). O aluno da cidade de Rio Grande (RS) recebeu a nota máxima com o tema “Educação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)”.

A mãe dele, Maria Lúcia da Costa Farias, disse ter se sentido honrada por muitas vezes ter visto o filho abrir mão de diversão para dedicar-se aos estudos. “Esse exemplo deveria ser seguido por muitos”, ressalta. Além disso, Maria Lúcia parabenizou o Cesumar pelo bom trabalho dos cursos a distância e destacou a importância da EAD na vida profissional.

“Muitas vezes, temos uma visão de que os cursos a distância são fáceis, mas na realidade dão uma oportunidade para quem gostaria de estudar e o tempo é escasso. A cobrança, no que tange o estudo, é grande.”

Outra que se mostra satisfeita com a formação em Gestão Financeira a distância, é Rita de Cássia Cornetti, de Presidente Prudente (SP). Apesar de já possuir uma faculdade, ela comenta que não tinha formação específica na área em que atua há 16 anos, e por isso buscou a EAD.

“Quando descobri o curso no Cesumar, resolvi fazer. Vi que era possível conciliar com o meu trabalho e hoje sou uma profissional mais qualificada. Até promoção no trabalho já ganhei em função desse novo diploma”, comemorou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário