terça-feira, 6 de julho de 2010

Ferramenta desenvolvida no Cesumar já está em teste

A partir de hoje (6) começarão a ser realizados testes com uma nova ferramenta de transmissão de aulas no Núcleo de Educação a Distância do Cesumar. A webclass será utilizada em aulas-piloto antes de ser completamente implantada para todos os cursos. Os testes começam com alunos do segundo ano do curso de Gestão Financeira.

Essa nova ferramenta é uma novidade. Ela foi desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação (T.I) da EAD do Cesumar e foi projetada para suprir o que a antiga não possuía.

A webclass desprende o aluno de um único navegador. “A partir de agora, o aluno poderá assistir as aulas pelo Mozilla, Internet Explorer, Google Chrome e Safari”, explica o coordenador de T.I. da EAD do Cesumar, Fabrício Lazilha. “Com isso, temos a independência de navegadores.”

Para que o aluno tenha acesso a todas as ferramentas da webclass, como vídeo-aula, enquetes, chats e materiais disponibilizados pelos professores, basta instalar um plug-in que será automaticamente solicitado na primeira vez em que for assistir à aula pela nova tecnologia.

Para auxiliar os alunos, está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) um vídeo explicativo. Nele, o professor Fabrício Lazilha detalha todos os recursos e possibilidades da webclass.

A interação entre aluno e professor também aumentará com as enquetes simultâneas. Fabrício Lazilha revela que durante a aula os alunos poderão votar e ver o resultado automaticamente. “Além disso, os slides utilizados na aula ficarão disponíveis para o aluno, simultaneamente”, diz.

Fernando dos Santos é responsável pelo suporte técnico de transmissões de aula da EAD e afirma que a webclass vai melhorar consideravelmente a qualidade de visualização das aulas, além de todas as novidades que garante.

A intenção é que no próximo módulo, que começa no final do mês, a ferramenta já esteja disponível para todos os alunos. Para lidar com as novidades, os professores estão passando por treinamentos que garantirão a correta utilização da webclass.

Nenhum comentário:

Postar um comentário