terça-feira, 27 de julho de 2010

Tecnólogos passam a ter registro no CFA/CRAs

Uma reportagem da Revista Brasileira de Administração, dos meses de maio e junho, aborda o crescimento da atividade administrativa com tecnólogos da mesma área. No texto, o autor aponta o reconhecimento desses profissionais para os Conselhos Regionais de Administração (CRAs) e o aumento significativo do número de cursos disponíveis.

A publicação do Conselho Federal de Administração (CFA) cita que a aceitação do tecnólogo em administração no Sistema CFA/CRAs sinaliza que esses profissionais estão sendo adequadamente preparados para serem competentes.

De acordo com Stavros Xanthopoyolos, doutor em Administração de Empresas, em entrevista à revista, há escassez na qualificação profissional. Ele destaca que, com um tempo médio de dois anos para obtenção do diploma, os cursos tecnólogos atraem mais alunos e suprem essa deficiência.

O crescente número de acadêmicos se estabelece tanto no presencial quanto na Educação a Distância. O professor Stavros aponta que o reconhecimento dos tecnólogos oficializa e valida a efetividade da EAD. Ainda de acordo com a reportagem, o argumento das instituições de ensino é que esses cursos são mais focados no mercado de trabalho e não abusam tanto da teoria.

No texto, Aléssio Trindade, coordenador de supervisão da Secretaria de Educação Profissional do MEC, aponta que a norma do CFA aumenta a participação de profissionais tecnólogos no mercado de trabalho conforme a formação acadêmica.

O autor da reportagem aponta ainda que, diferentemente de países como Portugal, Espanha e Estados Unidos, o Brasil tem conseguido crescimento na taxa de absorção de trabalhadores com carteira assinada. Isso refere-se não só ao aumento de vagas, mas também à agregação de profissionais qualificados, que influenciam no desenvolvimento social e tecnológico do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário