terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pastor presbiteriano leciona para alunos do Cesumar

Doutor em Sociologia pela USP, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo e professor, Valdinei Ferreira veio a Maringá para lecionar aos alunos do curso de Teologia da Educação a Distância do Cesumar e para proferir uma palestra aberta à toda comunidade, nesta terça-feira (22), às 19h30. Na ocasião, o professor vai falar sobre sua tese de doutorado, que é o livro Protestantismo e Modernidade no Brasil – da utopia à nostalgia, lançado recentemente.

De acordo com Ferreira, com o passar do tempo, a religião não saiu de pauta. Ê religião, atualmente, é um fenômeno social a ser compreendido e explicado para se entender os caminhos do mundo moderno." Para que essa explicação da religião aconteça, a mídia é um recurso fundamental. Ìom uma linguagem mais acessível, a mídia torna a religião mais acessível e, também, ajudar a remover os preconceitos", assinala.

Nesse contexto, releva o professor, o Protestantismo representa a inserção da pluralidade. No livro, o professor mostra como o Protestantismo chegou ao Brasil aplicando o pioneirismo à religião e à educação. "O Protestantismo teve um papel de inovação no final do século 19 e início do século 20. Essa foi a primeira inquietação que me levou a fazer esse trabalho", revela.

Continue lendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário