sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Cursos tecnológicos crescem em todo o país

Começam a ganhar mais espaço os cursos de graduação na modalidade tecnológica. Recém divulgado pelo MEC (Ministério da Educação), o Censo da Educação Superior 2009 apontou um crescimento de 26,1% no número de alunos matriculados na modalidade. Em 2008, o país contava com 539 mil matrículas, número que subiu para 680 mil em 2009, aponta o MEC.

Com o foco no mercado de trabalho, os cursos superiores de tecnologia têm menor duração (entre 2 e 3 anos) e são mais voltados para uma determinada área de conhecimento. "São cursos que atendem as necessidades de mercado, que vão formar mão-de-obra qualificada e que as empresas da região estão em busca", avalia Wilson de Matos Filho, vice-reitor da instituição.

Em entrevista ao site do MEC, o secretário nacional de educação profissional Eliezer Pacheco ressaltou a importância de se investir mais neste tipo de graduação. "O Brasil tem sede de profissionais qualificados para seguir o seu desenvolvimento. Esses cursos são uma alternativa excelente para a formação dos nossos jovens", destacou Eliezer.

Segundo avaliação do ministério da Educação, desde 2001, os cursos tecnológicos vêm conquistando espaço em um cenário que era dominado pelos bacharelados e licenciaturas (formatos clássicos de graduação). Nesse período, o número de estudantes matriculados nesse nível de ensino passou de 69 mil para os atuais 680 mil, o que representa um aumento de 985%. A título de comparação, no mesmo período o número de estudantes em cursos de bacharelado cresceu 186%.

O secretário observa ainda que esse aumento da procura e da oferta de cursos superiores de tecnologia tem revelado uma "ruptura de padrões". Para Pacheco, "o mercado já não absorve os bachareis e sente falta de um perfil mais técnico e tecnológico em seus profissionais."

Sobre o diploma

Assim como os egressos de cursos de bacharelado e licenciatura, os tecnólogos recebem diploma de graduação e podem fazer cursos de especialização, de mestrado ou de doutorado e participar de concursos públicos, esclarece o MEC em sua página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário