quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Secretário de EAD fala sobre regras da modalidade

Nesta quarta-feira (29), a TV NBR divulgou no Youtube uma entrevista com Carlos Eduardo Bielschowski, secretário de Educação a Distância do MEC. No vídeo, são citados alguns números da EAD que mencionam o constante crescimento da modalidade. Além disso, o secretário explica a metodologia brasileira de ensino.

Bielschowski destaca que, no Brasil, os cursos de graduação a distância são caracterizados como semipresenciais. “O aluno tem um polo de apoio presencial onde encontra um clima que faz com que ele possa se desenvolver nos estudos”, diz. Já os cursos de pós-graduação não têm a exigência do polo.

O secretário aponta ainda que a modalidade alcança pessoas mais afastadas e de diferentes classes sociais. “A Educação a Distância está abrindo uma via de inclusão social muito grande”, revela. “A EAD quer alcançar um maior número de pessoas, mas com qualidade.”

Além disso, Bielschowski cita os modelos de avaliação e fiscalização das instituições de ensino. De acordo com ele, assim é mantido o padrão de qualidade da modalidade. O secretário aponta também algumas dicas de como escolher um curso e a universidade de EAD.

No vídeo, Carlos Eduardo Bielschowski aponta os principais fatores que uma instituição deve dispor para ser credenciada a oferecer a Educação a Distância. Dentre eles, o material didático impresso e online, tutores presenciais e online, polos de apoio presencial e o domínio de tecnologias que fazem a interação de professor e universitário.

Para conferir o vídeo completo no canal da TV NBR no Youtube, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário