quarta-feira, 24 de março de 2010

Soja bate recorde na produção mundial

Na safra de soja deste ano houve recorde mundial na produção. Apesar dessa explosão globalizada, os produtores brasileiros, que não se precaveram, têm sofrido algumas consequências. Para isso, o tecnólogo em agronegócio prevê soluções e auxilia o produtor no melhor investimento.

“Esse recorde na produção se destina à produção de biodiesel, óleos e alimentação animal, sendo este último o maior destino de toda a exportação brasileira”, destaca o coordenador do curso de agronegócio da Educação a Distância do Cesumar, Silvio Silvestre.

Os produtores se veem reféns do mercado no período da colheita. Como poucos possuem espaços para estocagem, nem sempre o preço de venda é satisfatório. “Quando chega a época da safra, os produtores têm de vender o produto no valor estipulado, que é inferior ao preço da entressafra. Isso porque a maioria deles não tem infraestrutura necessária para estocar a produção para venderem em um momento de alta”, aponta Silvestre.

Como os produtores precisam vender a soja, sofrem pela lei da oferta e procura. Nesta ocasião há maior oferta e os preços de compra caem significativamente. Mas há uma maneira de se proteger e manter o preço fora de especulação, como explica o professor Silvio.

“Para se proteger de baixas cotações, o produtor faz um contrato prévio e vende seu produto a esse preço. Quem não o fez, vende de acordo com o valor especulado”, afirma.

No curso de agronegócio, o acadêmico aprende como gerenciar essas cadeias produtivas. Além de prever soluções para esses embates do mercado, o tecnólogo em agronegócio estará atento às novas tecnologias que podem auxiliar os produtores rurais. Com isso, planeja e define o investimento de recursos primando sempre pelo melhor produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário