segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Equipe do Cesumar participa de congresso internacional

A partir de amanhã (31) até sexta-feira (3) acontece em Foz do Iguaçu o 16º Congresso Internacional de Educação a Distância. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância e contará com a presença de Carlos Eduardo Bielschowsky, secretário de Educação a Distância do MEC, além de especialistas em EAD do Canadá, Estados Unidos, França, Espanha e Austrália.

O congresso tem como tema principal: "Conteúdo, Apoio ao Aprendiz e Certificação - Os Ingredientes Centrais para Eficácia na EAD". Pesquisadores e educadores vão apresentar trabalhos científicos, relatos de experiências inovadoras, participar de mesas-redondas, realizar palestras, inserir-se em grupos de trabalho e estabelecer contatos.

Do Cesumar, 22 profissionais entre professores, coordenadores e diretores estarão presentes. Três equipes apresentarão trabalhos – dois artigos e um painel. Dentre os trabalhos está o do diretor do Núcleo de Educação a Distância do Cesumar, Willian Kendrick Silva, que vai abordar as questões de políticas públicas de EAD no Brasil.

Além de apresentação de trabalho, os profissionais coordenarão sessões de debate e mesas-redondas. O Cesumar apoia o congresso da Abed na realização do congresso que deve reunir mais de mil pessoas no Mabu Thermas & Resort.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

EAD-Cesumar firma parceria com Prefeitura de Cascavel

Visando beneficiar os funcionários públicos municipais, a prefeitura de Cascavel (PR) firmou convênio com o Cesumar. Com o acordo, os funcionários públicos recebem desconto nas mensalidades dos cursos de graduação e pós-graduação da Educação a Distância.

Para os cursos de graduação a bolsa é de 30%, mas para o funcionário se beneficiar deve ser aprovado no processo seletivo do Cesumar. Já na pós, basta fazer a inscrição para garantir desconto de 25%.

Além dessa ação, a equipe comercial realizou divulgação da EAD do Cesumar em algumas empresas da cidade e da região. Graças ao número de matrículas efetivadas, os representantes da instituição no oeste paranaense já pensam em novos trabalhos.

A EAD está com inscrições abertas para o processo seletivo. São nove opções de cursos de graduação e 10 de pós-graduação. Em Cascavel, o polo do Cesumar está localizado na rua Paraná, 1.668, no centro. O telefone para contato é o (45) 3035.3355.

Gerentes de RH se reúnem no polo da EAD



O Núcleo de Educação a Distância do Cesumar promoveu hoje (27) pela manhã um encontro com gerentes de recursos humanos associados à ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), região Noroeste do Paraná. Representantes de 55 empresas da cidade estiveram presentes e assistiram a uma palestra sobre “Legislação Trabalhista e Relações Sindicais”, proferida pelo professor de direito Rogério Calazans.


O encontro sela a parceria firmada recentemente entre a ABRH - Noroeste Paraná e o Cesumar para promoção de cursos e palestras para os associados, bem como descontos nos cursos a distância. A presidente da entidade, Terezinha Naiverrth Antonechen, esteve presente e disse que a parceria é positiva para os dois lados.


Terezinha destacou a educação a distância como uma “excelente oportunidade” para as pessoas se especializarem no trabalho que fazem. “A visão de que o curso a distância é fraco é equivocada; eu sei que tem qualidade e prepara tão bem o profissional quanto o ensino presencial. Por isso, estamos incentivando esses cursos entre nossos associados”, disse ela.


Segundo a presidente da entidade, os gestores de Recursos Humanos fazem parte de uma categoria muito bem organizada e estão sempre à busca de qualificação. “Nós acreditamos que essa parceria com o Cesumar é uma forma de democratização do conhecimento, pois oferece aos nossos associados a oportunidade de sempre se atualizarem”, afirmou Terezinha.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Seminário aborda questões da suinocultura

Em parceria com a Sociedade Rural de Maringá, a Associação Paranaense de Suinocultores realiza, nesta quarta-feira (25) o Seminário de Adequação Ambiental da Suinocultura do Paraná. De acordo com os organizadores, cerca de 150 pessoas, entre produtores, técnicos e empresários, são esperadas.

Dentre os organizadores do evento está Luiz Alfredo Cioffi, acadêmico do curso de Agronegócio da Educação a Distância do Cesumar. Ele já trabalha na área de suinocultura, mas deu início, no ano passado, ao curso para aprimorar e ampliar o conhecimento.

De acordo com o coordenador de Agronegócio da EAD-Cesumar, Silvio Silvestre, eventos como o seminário de amanhã aumentam o conhecimento de profissionais do setor. “Produtores e empresários se reúnem em busca de novas informações da área, no caso, sobre suinocultura e meio ambiente”, aponta.

O seminário está previsto para começar às 9h e vai até as 16h. O evento será realizado no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, ao lado da sede da Sociedade Rural, em Maringá. A entrada é franca e não é necessário fazer inscrição prévia.

Demanda por pedagogos é alta, diz professora

O curso de Pedagogia da Educação a Distância do Cesumar habilita o aluno a trabalhar com Educação Infantil, Ensino Fundamental, disciplinas pedagógicas do Ensino Médio e educação de jovens e adultos (EJA). O acadêmico se torna licenciado para trabalhar com tais campos.

De acordo com a coordenadora de Pedagogia da EAD-Cesumar, Marcia Previato, o mercado de trabalho da área cresceu muito e a demanda de professores para o ensino de jovens e adultos é frequente.

“Um professor formado por um curso de qualidade, conseguirá, sim, um emprego. O profissional capacitado sempre tem um lugar no mercado”, revela Marcia.

Além disso, a coordenadora afirma que a área de atuação do professor é muito grande e ressalta que “o profissional deve sempre buscar se qualificar cada dia mais”. Quanto às áreas mais promissoras, Marcia afirma que todas estão em busca de profissionais.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cesumar participa de feira de profissões no MS

O Sesi de Três Lagoas (MS) realiza, no próximo sábado (28), a Feira das Profissões. O evento é uma oportunidade para que os alunos recebam informações sobre cursos técnicos e universitários existente na região. O Cesumar, por meio do polo da cidade, estará presente divulgando os cursos de graduação da modalidade a distância.

De acordo com os organizadores, a feira vai contar com estandes das escolas e universidades, mini-palestras sobre cursos das escolas técnicas e universitárias, além de apresentações culturais. Além do Cesumar, outras 15 entidades convidadas participam da mostra.

Para a diretora da Escola do Sesi de Três Lagoas, Ana Cláudia de Lima, a feira é importante para que os jovens percam a insegurança na hora de escolher um curso superior. Ela afirma que com a mostra, os alunos poderão conhecer a vida profissional antes de ingressar na universidade.

A Feira das Profissões será realizada no Sesi de Três Lagoas, de 8h às 16h. Mais informações pelos telefones (67) 3521-2557 ou 3521-2556.

Fotos da Colação de Grau nos Polos da EAD





















quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Melhores alunos do Enade terão bolsas em curso de pós

Os alunos que obtiveram as melhores notas no Exame de Desempenho dos Estudantes (Enade) nos anos de 2007 e 2008 terão bolsas de estudos nos cursos de pós-graduação. A bonificação é válida para stricto sensu (mestrado e doutorado).

De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União, os alunos deverão participar do processo seletivo dos cursos de pós. Se aprovados, deverão apresentar a cópia do Boletim de Desempenho emitido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para garantir a bolsa.

O prazo máximo para as bolsas é de 24 meses para o mestrado e de 48 para doutorado. A medida, aprovada neste ano, atende estudantes já matriculados nos cursos de pós.

De acordo com o coordenador do curso de Agronegócio da Educação a Distância do Cesumar, Silvio Silvestre, essa medida reforça a importância do Enade na vida profissional do acadêmico. “É preciso que os alunos levem a sério essa avaliação que, futuramente, oportunidades como essa podem surgir”, revela.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Agronegócio aquece economia nacional

Neste domingo (15), o site do jornal O Globo divulgou uma reportagem abordando a importância do agronegócio na economia do país. Na reportagem, o jornalista expõe que isso está relacionado à capacidade do agronegócio criar empregos.

A reportagem divulga dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que apontam crescimento de 35,8% no saldo de empregos com carteira assinada, no último ano, no setor agrícola e ainda complementa: “a maioria das vagas está em empresas ou indústrias de alimentos, equipamentos, insumos e fertilizantes, já que o processo de mecanização do campo vem se intensificando.”

Com essa grandiosidade do mercado agrícola, profissionais de nível técnico e superior têm aproveitado a oportunidade e conquistado posições no mercado de trabalho.

De acordo com o texto, poucas universidades disponibilizam cursos que atendam a demanda dessa área crescente. Além disso, a remuneração de profissionais do agronegócio tem sido elevada.

“Segundo um levantamento feito pela LCA Consultoria, de soluções estratégicas em economia, a remuneração inicial na agropecuária aumentou 27% de janeiro de 1999 a junho deste ano.”

Preparado para lidar com isso, o Cesumar disponibiliza, na Educação a Distância e ensino presencial, o curso de Agronegócio. O curso tem duração de três anos e prepara o aluno para trabalhar com os diversos ramos dos negócios do campo.

Soma-se a isso a capacidade analítica e empreendedora do profissional como forma de melhor identificar oportunidades de negócios nas diversas áreas de abrangência do meio, enfocando a importância do agronegócio brasileiro através da diversificação de culturas e modelos de exploração sustentável.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Noite de conquista e emoção na formatura



Eram pouco mais de 19 horas quando foi iniciada a cerimônia de colação de grau do Centro Universitário de Maringá, sábado passado. O evento foi transmitido ao vivo para todas as regiões do Brasil, nos polos da Educação a Distância. O diretor da EAD, Willian Kendrick Silva também participou da solenidade. Ele acompanhou a entrega dos certificados de conclusão aos formandos.


De acordo com Cristiane Zamberlan, coordenadora de eventos, estavam na plateia pouco mais de 1,5 mil pessoas, lotação máxima. O técnico Fernando dos Santos foi o responsável pelo suporte de transmissão aos polos. Segundo Santos, era possível assistir a colação em tempo real em cada um dos polos da EAD.


Dentre os formandos, Aujor Branco de Moraes, de 73 anos. Ele é de Balneário Camboriú (SC), mas preferiu vir até Maringá para conhecer a instituição e os professores mediadores que, de acordo com ele, foram fundamentais para a sua formação. Ele se graduou em gestão de recursos humanos.


Quando chegou à sala dos professores mediadores, ainda na sexta-feira (13), seo Aujor foi muito bem recebido. Emocionado, recebeu alguns presentes dos professores que ele só conhecia virtualmente. “Vir para Maringá, na formatura, não é vaidade minha. Era mais do que obrigação eu vir agradecer o carinho e a paciência desses professores comigo”, afirmou.


Outro graduado em RH é Eduardo Tavares de Araújo, 49 anos. Ele veio com a esposa de Recife (PE) para receber pessoalmente a colação de grau. Encantado com a grandiosidade do Cesumar, Araújo garante que dará início a uma pós-graduação também pela EAD.


O nordestino disse ainda que, durante a graduação, passou por alguns problemas e até pensou em desistir. “A minha família foi fundamental nessa minha conquista. As minhas filhas, também universitárias, me deram muita força”, revelou.


A colação de grau foi aberta pela Orquestra Filarmônica Cesumar ao som da semiopera de Purcell, “Abdelazer”. Houve muita emoção durante a entrada do paraninfo geral, o empresário e pioneiro de Maringá, Manoel Mário de Araújo Pismel. Durante sua fala, Pismel fez uma oração lembrando a importância do compromisso com a verdade, da persistência e perseverança.


Em seu discurso de abertura, o reitor Wilson de Matos expressou seus votos de incentivo aos neograduandos. “Participem ativamente na construção e manutenção da Pátria; procurem seus ideais com entusiasmo e persistência e mantenham sua inteligência e vontade sempre a disposição da comunidade”, frisou o reitor.

EAD firma parceria com ABRH



O Cesumar firmou parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). Com o convênio, os funcionários da associação recebem desconto de 15% nas mensalidades dos cursos da Educação a Distância.


Na tarde desta segunda-feira (16), a presidente da ABRH-PR, Terezinha Naiverth, esteve na instituição para conhecer as instalações da EAD e para assinar o contrato. Além disso, a presidente se reuniu com o coordenador de cursos Diego Figueiredo Dias e com responsáveis pelo polo de Maringá.


Na reunião, ficou agendada uma recepção para cerca de 50 funcionários da ABRH no polo da EAD. O evento será no dia 27 deste mês e tem a finalidade de apresentar os cursos e a metodologia do Cesumar nos cursos da modalidade a distância.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Alunos de outros estados prestigiam formatura

Acontece neste sábado (14) a colação de grau de cerca de 300 alunos dos cursos de graduação da Educação a Distância do Cesumar. Ao mesmo tempo, acadêmicos dos cursos presenciais receberão o diploma no ginásio de esportes da instituição, em Maringá.

O evento será transmitido a todos os polos do Cesumar, mas, mesmo assim, alguns alunos fizeram questão de vir a Maringá receber o certificado de conclusão de curso.

Na manhã desta sexta-feira (13), alguns alunos de Recife (PE) conheceram o Núcleo de Educação a Distância (Nead) do Cesumar.

Além deles, um grupo de Santa Catarina ainda deve passar pelo Nead para conhecer a estrutura e os profissionais envolvidos no desenvolvimento educacional deles.

Às 18h, todos se reúnem no ginásio de esportes para o ensaio final. A colação de grau está marcada para às 19h e contará com autoridades locais, amigos e familiares dos formandos.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cesumar participa de feira tecnológica educativa

Mostrar aos visitantes as novidades tecnológicas utilizadas na educação é o objetivo das feiras Eduqação e Informatech que acontecem paralelamente neste final de semana em Londrina, no Centro de Eventos do Shopping Catuaí.

Com a finalidade de apresentar ao público a maneira como lança mão da tecnologia para potencializar os processos de educação, o Cesumar estará presente em um dos espaços da feira com a Tecnologia de Realidade Aumentada e o Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) utilizado no sistema de Educação a Distância.

As pessoas poderão assim conhecer como funcionam essas duas tecnologias e tirar suas dúvidas a respeito. O estande do Cesumar estará montado em uma área de 36 metros quadrados.

Além disso, diretores do Núcleo de Educação a Distância farão palestra na feira em dois horários para explicar como funciona o sistema de ensino e interação entre alunos e professores. As palestras serão proferidas sexta, às 18 horas e sábado, às 19h30, no auditório do Centro de Eventos.

As feiras Eduqação e Informatech acontecem nesta sexta, sábado e domingo. Os horários para visitação na sexta e sábado é das 14h às 22h e domingo, das 14h às 20h.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Professor da EAD apresenta trabalhos em congresso

No final do mês de julho, aconteceu em Campo Grande (MS) o 48º Congresso da Sober (Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural). O evento reuniu pesquisadores de diversas áreas que constituem o Agronegócio. Dentre os pesquisadores, o coordenador de Agronegócio da Educação a Distância do Cesumar, Silvio Silvestre, que apresentou três trabalhos científicos.

Dentre os artigos do professor, três deles abordaram a questão da produção leiteira e outro, o Desenvolvimento Sustentável da Área de Frigoríficos. Para ele, o congresso possibilita um crescimento profissional por interagir com pesquisadores de grandes universidades brasileiras.

O congresso é uma das principais referências na divulgação da produção científica na área das ciências sociais rurais e aplicadas, reunindo, anualmente, cerca de 900 profissionais ligados à área do Agronegócio. Além disso, possibilita um espaço privilegiado para discussão de temas atuais.

A produção científica apresentada é sempre distribuída em bibliotecas e centros acadêmicos constituindo-se como base de estudos. Para o coordenador Silvio Silvestre, “o evento é importante porque ajuda os profissionais a se atualizarem nas questões que estão sendo debatidas no Agronegócio”.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Polo de Roncador tem novo parceiro



Visando ampliar a área de atuação na região, na semana passada, a equipe comercial do polo de Roncador (PR) da Educação a Distância do Cesumar realizou ações de marketing na cidade de Campina da Lagoa, no mesmo estado.


Para realizar a divulgação que foi feita de segunda-feira (2) a sexta-feira (6), os colaboradores utilizaram o balão inflável e também a barraca da EAD. Durante a permanência na cidade vizinha, os representantes da instituição firmaram parceria com a Associação Comercial de Campina da Lagoa.


Com o acordo, os colaboradores recebem 20% de desconto nas mensalidades dos cursos a distância. De acordo com a promotora do polo, Ana Paula Walter, a prefeitura da cidade também já mostrou interesse no convênio com o Cesumar.


O polo de apoio presencial do Cesumar em Roncador fica na rua Paraná 826, no centro da cidade. O telefone é o (44) 3575.2145.


segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Equipe comercial da EAD se reúne com representantes de polo



Nesta segunda-feira (9), a equipe comercial do Núcleo de Educação a Distância do Cesumar recebeu representantes de seis polos do Paraná pertencentes à instituição.


Estiveram presentes para a reunião, em Maringá, dirigentes dos polos de Ponta Grossa, Curitiba, Londrina, Guarapuava e Ibiporã.


O encontro serviu para fazer um balanço dos trabalhos e aperfeiçoar procedimentos em cada localidade, visando melhorar o atendimento aos alunos.


O diretor comercial da EAD-Cesumar, Juliano Mário, conduziu a reunião e o treinamento da equipe. Segundo ele, as reuniões com os coordenadores de pólo acontecem sempre e são importantes para dar uniformidade às ações.

Polos da EAD podem acompanhar formatura

No próximo sábado (14), alunos dos cursos de graduação da Educação a Distância do Cesumar vão colar grau junto com acadêmicos dos cursos semestrais do presencial. A solenidade oficial está marcada para as 19h no ginásio de esportes da instituição, em Maringá.

Só da EAD, cerca de 300 formandos receberão o certificado de conclusão de curso. Para os alunos de outras cidades, a colação de grau será transmitida ao vivo para os polos. Assim, todos os formandos terão a oportunidade de acompanhar o evento independente da cidade em que estiverem.

De acordo com o coordenador de tecnologia da informação (T.I.) da EAD, Fabrício Lazilha, a transmissão será feita pelo mesmo sistema da aula – via web e satélite.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Consultor dá aula na EAD e elogia modalidade



Com muita interação com o público, o consultor empresarial José Rafael de Medeiros Filho, de Goiânia, palestrou na noite desta quinta-feira (5) no auditório Dona Etelvina, no bloco 7 do Cesumar. Com o tema “O Segredo dos Campeões: Como Construir sua Raridade Profissional", empolgou o público até o último minuto da palestra.

Já na sexta-feira (6) o consultor e também professor, esteve nos estúdios da Educação a Distância gravando aulas para o curso de pós-graduação em MBA em Gestão de Pessoas. No sábado (7), ele dará aula ao vivo. O professor teve a primeira experiência em EAD em março e, agora, retorna ao Cesumar não apenas como professor.

Na palestra, Medeiros Filho citou exemplos de como não se portar na vida profissional e também casos de sucesso. Divertido e motivador, o palestrante se referia ao público como “campeões”. Durante as quase duas horas que falou, o consultor apresentou alguns vídeos e finalizou a palestra fazendo todos cantarem de mãos dadas.

Na aula que gravou na tarde do dia 6, o professor falou sobre “Atração e Seleção de Pessoas”. Para os alunos de MBA, o professor gravou dicas de como selecionar bons profissionais para uma equipe campeã. Além disso, disse como se portar profissionalmente.

Encantado elo sistema do Cesumar em trabalhar a EAD, Medeiros Filho disse que tem indicado a instituição aos amigos. Para ele, um professor da modalidade a distância deve estar mais bem preparado. “Na aula, o professor não tem como enrolar. Tem sempre muita gente acompanhando e a aula fica gravada. Acho a qualidade de uma aula de EAD muito superior”, disse.

Já graduado em Administração e especialista em Recursos Humanos, José Rafael de Medeiros Filho disse que vai cursar Gestão Financeira a distância pelo Cesumar. “De tanto que eu gostei do método de ensino, vou até fazer o curso para ficar mais por dentro de alguns termos específicos”, revelou.

Educação a distância realiza seis bancas de TCCs


Nesta quinta-feira (5), foram realizadas seis bancas de trabalho de conclusão de curso (TCC) da pós-graduação em Docência no Ensino Superior da Educação a Distância do Cesumar. Alunos de diferentes áreas defenderam suas teses nos estúdios da EAD, em Maringá.

Dentre os trabalhos, estava o da jornalista de Marília (SP) Tina Tavares, que abordou as “Práticas de Educomunicação no Ensino Superior”. Na banca estavam Maria Lúcia Nosella, Adriana Salvaterra Pasquini, a coordenadora do curso, Márcia Previato e a convidada Fabiane Carniel.

Para Tina, a instituição está de parabéns pela qualidade da Educação a Distância. “O curso do Cesumar superou as minhas expectativas, principalmente com relação ao nível do conteúdo, responsabilidade e nível do corpo docente, coordenação e professores mediadores”, afirmou.

Além da jornalista, a psicóloga de Mamborê (PR) Lucivani Zanela, o turismólogo de Borrazópolis (PR) Willian do Santos Rodrigues, a pedagoga de Mandaguari (PR) Elaine Cristina Mello Salvadori e, de Maringá, a professora de matemática Daniele Silva Marques e o administrador e professor Marcelo Cristian Vieira apresentaram trabalho.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Artigo aborda dificuldades logísticas da EAD

Uma outra equipe do Núcleo de Educação a Distância (Nead) do Cesumar também teve o trabalho aprovado para ser apresentado no 16° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED).

A equipe formada por Fabrício Lazilha, coordenador de tecnologia, Viviane Marques Goi, coordenadora pedagógica, Juliano Mário, diretor comercial, Bruno Jorge, assessor da diretoria e Willian Kendrick Silva, diretor da EAD, vai abordar o tema “Gestão da Logística em EAD: A Experiência do Centro Universitário de Maringá”.

No artigo, o grupo destaca o trabalho da EAD do Cesumar na questão logística. Os autores apontam as barreiras físicas que dificultam a distribuição de materiais para os polos que estão distribuídos em diversos Estados brasileiros.

O congresso será realizado de 31 de agosto a 3 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR). O evento é organizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e tem como tema principal: “Conteúdo, Apoio ao Aprendiz e Certificação - Os Ingredientes Centrais para Eficácia na EAD”.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sistema CFA/CRAs permite registro de tecnólogos

Desde novembro do ano passado, o Conselho Federal de Administração (CFA) permite o registro profissional nos Conselhos Regionais de Administração (CRAs) aos diplomados em curso superior tecnólogo. O registro é permitido para determinadas áreas da administração e somente para cursos reconhecidos pelo MEC.

De acordo com o delegado e conselheiro do CRA/PR, Adriano Rogério Goedert, a aceitação de profissionais tecnólogos nos CRAs, reforça cada vez mais a classe. “Esses cursos, que não tinham um Conselho, agora têm uma força maior para lutar por suas causas”, revela. “A possibilidade de cadastro no CRA também aumenta a credibilidade desses.”

Além de possuírem essa representação, de acordo com Goedert, a procura por cursos tecnólogos também aumentou, pois são mais rápidos, visam as exigências do mercado e permitem pós-graduação e inscrição em concursos que exijam nível superior.

O coordenador dos cursos de Gestão Comercial, Gestão Financeira e Negócios Imobiliários da Educação a Distância do Cesumar, Diego Figueiredo, aponta que o Conselho determina o local de atuação do profissional. Para ele, o graduado ser cadastrado no CRA local é um diferencial. “Para o profissional ser registrado no Conselho, toda documentação necessária para o exercício da profissão é verificada, bem como a formação acadêmica”, ressalta.

Para regularizar o registro nos CRAs, o graduado deve ter formação em cursos relacionados à Administração. Dentre os cursos que se enquadram na categoria estão os de Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão Pública, Gestão de Pequenas e Médias Empresas, Negócios Imobiliários, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Agronegócio, entre outros.