quinta-feira, 29 de julho de 2010

Educação a distância ganha credibilidade cada dia maior

De acordo com dados do Ministério da Educação, um a cada cinco novos alunos de graduação prefere a EAD. Para lidar com esse crescente número, as universidades têm se preparado, buscando tecnologia e profissionais qualificados, para levar o ensino a pessoas que não podem freqüentar a sala de aula diariamente.

A comodidade aliada a preços mais acessíveis e qualidade igual ao ensino presencial são fatores que atraem alunos para a educação a distância. Dados do Censo EAD.br apontam que, em quatro anos, as matrículas nessa modalidade, no Brasil, triplicaram. Outro dado expressivo é o aumento do número de instituições com cursos a distância: de 166, em 2004, para 376, em 2008.

Entre os graduados pela EAD do Cesumar, que valorizam a modalidade, está o representante comercial Altevir Petrucci, de Campo Mourão (PR), formado em Gestão Comercial. Ele, que se formou há um ano, contou que, depois de três tentativas de fazer faculdade, conseguiu concluir o ensino superior, graças ao ensino a distância. “A EAD me deu condições de continuar viajando e mantendo meus estudos e, graças à formação superior, mudei de emprego para uma empresa melhor”, revelou.

Mesmo aluno e professor estando a quilômetros de distância, a tecnologia facilita a interação. Recursos como fóruns e enquetes têm essa finalidade. Além disso, no Núcleo de Educação a Distância do Cesumar, professores mediadores ficam o dia todo à disposição dos alunos para sanar dúvidas, corrigir e orientar trabalhos.

Com todos os recursos disponibilizados, basta ao aluno dedicar-se ao estudo para atingir os seus objetivos. Recentemente, Clark Ferreira Farias Junior, aluno do curso de pós-graduação em Docência no Ensino Superior da EAD-Cesumar, defendeu o trabalho de conclusão de curso (TCC). O aluno da cidade de Rio Grande (RS) recebeu a nota máxima com o tema “Educação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)”.

A mãe dele, Maria Lúcia da Costa Farias, disse ter se sentido honrada por muitas vezes ter visto o filho abrir mão de diversão para dedicar-se aos estudos. “Esse exemplo deveria ser seguido por muitos”, ressalta. Além disso, Maria Lúcia parabenizou o Cesumar pelo bom trabalho dos cursos a distância e destacou a importância da EAD na vida profissional.

“Muitas vezes, temos uma visão de que os cursos a distância são fáceis, mas na realidade dão uma oportunidade para quem gostaria de estudar e o tempo é escasso. A cobrança, no que tange o estudo, é grande.”

Outra que se mostra satisfeita com a formação em Gestão Financeira a distância, é Rita de Cássia Cornetti, de Presidente Prudente (SP). Apesar de já possuir uma faculdade, ela comenta que não tinha formação específica na área em que atua há 16 anos, e por isso buscou a EAD.

“Quando descobri o curso no Cesumar, resolvi fazer. Vi que era possível conciliar com o meu trabalho e hoje sou uma profissional mais qualificada. Até promoção no trabalho já ganhei em função desse novo diploma”, comemorou.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Polo de Contagem está em novo prédio

O polo de Contagem (MG) da Educação a Distância do Cesumar está de endereço novo. O prédio, com mil metros quadrados de área construída, conta com toda infraestrutura necessária para garantir o melhor atendimento e conforto aos alunos.

O edifício conta com todos os requisitos de acessibilidade e oferece, nos três pavimentos, salas multimídia, biblioteca, recepção, coordenação, tutoria e, está previsto para até o final do ano, um auditório para 300 pessoas.

O polo de apoio presencial da EAD em Contagem é coordenado pelo professor Mauro Elysio e fica na rua Tiradentes, 3,202, no Bairro Industrial. O telefone de contato é (31) 3353.1010.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Tecnólogos passam a ter registro no CFA/CRAs

Uma reportagem da Revista Brasileira de Administração, dos meses de maio e junho, aborda o crescimento da atividade administrativa com tecnólogos da mesma área. No texto, o autor aponta o reconhecimento desses profissionais para os Conselhos Regionais de Administração (CRAs) e o aumento significativo do número de cursos disponíveis.

A publicação do Conselho Federal de Administração (CFA) cita que a aceitação do tecnólogo em administração no Sistema CFA/CRAs sinaliza que esses profissionais estão sendo adequadamente preparados para serem competentes.

De acordo com Stavros Xanthopoyolos, doutor em Administração de Empresas, em entrevista à revista, há escassez na qualificação profissional. Ele destaca que, com um tempo médio de dois anos para obtenção do diploma, os cursos tecnólogos atraem mais alunos e suprem essa deficiência.

O crescente número de acadêmicos se estabelece tanto no presencial quanto na Educação a Distância. O professor Stavros aponta que o reconhecimento dos tecnólogos oficializa e valida a efetividade da EAD. Ainda de acordo com a reportagem, o argumento das instituições de ensino é que esses cursos são mais focados no mercado de trabalho e não abusam tanto da teoria.

No texto, Aléssio Trindade, coordenador de supervisão da Secretaria de Educação Profissional do MEC, aponta que a norma do CFA aumenta a participação de profissionais tecnólogos no mercado de trabalho conforme a formação acadêmica.

O autor da reportagem aponta ainda que, diferentemente de países como Portugal, Espanha e Estados Unidos, o Brasil tem conseguido crescimento na taxa de absorção de trabalhadores com carteira assinada. Isso refere-se não só ao aumento de vagas, mas também à agregação de profissionais qualificados, que influenciam no desenvolvimento social e tecnológico do país.

Consultor empresarial grava aula na EAD

No próximo dia 6, o consultor José Rafael de Medeiros Filho estará nos estúdios da Educação a Distância do Cesumar para gravar aula para o curso de pós-graduação em MBA em Gestão de Pessoas. Na quinta-feira, 5, ele vai fazer uma palestra para os alunos do presencial.

Na aula que será gravada durante a tarde da sexta-feira, o professor vai falar sobre “Atração e Seleção de Pessoas”. Já na palestra, Medeiros Filho vai abordar “O Segredo dos Campeões: Como Construir sua Raridade Profissional”.

A palestra para os alunos dos cursos presenciais do Cesumar está marcada para as 19h30 do dia 5, no auditório Dona Etelvina, no bloco 7. O evento é promovido pela coordenação de pós-graduação da EAD.

José Rafael de Medeiros Filho é graduado em Administração e especialista em Recursos Humanos. Já realizou trabalhos para o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Dupont, FMC, Claro, Vivo, Oi e Brasil Telecom.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Equipe da EAD apresenta trabalho em congresso

Será realizado de 31 de agosto a 3 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR), o 16° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED). O evento é organizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e tem como tema principal: “Conteúdo, Apoio ao Aprendiz e Certificação - Os Ingredientes Centrais para Eficácia na EAD”.

No congresso, pesquisadores, educadores e dirigentes organizacionais poderão apresentar trabalhos científicos, apresentar relatos de experiências inovadoras, participar de mesas-redondas, realizar palestras, inserir-se em grupos de trabalho e estabelecer contatos profissionais.

O Cesumar é parceiro da ABED nesse trabalho e uma equipe do Núcleo de Educação a Distância (Nead) do Cesumar vai apresentar alguns trabalhos. Dentre eles, um artigo que será apresentado de forma oral de autoria dos professores Marcelo Vieira, Carolina Martins e Fabiane Carniel, do assessor da diretoria, Bruno Jorge, do coordenador de tecnologia, Fabrício Lazilha e da coordenadora pedagógica, Viviane Marques Goi.

O evento será realizado no Mabu Thermas & Resort e contará com a presença de Carlos Eduardo Bielschowsky, secretário de Educação a Distância do MEC, além de especialistas em EAD do Canadá, Estados Unidos, França, Espanha e Austrália. Além deles, delegações da China, Austrália, Moçambique e Venezuela prestigiarão o congresso.

Coordenadora de polo participa de programa ao vivo



No final de junho, a coordenadora do polo de Guarapuava, Indianara Cavalli, participou de um programa de rádio na cidade. Indianara deu entrevista ao vivo e teve a oportunidade de explicar aos ouvintes a metodologia da Educação a Distância, a modalidade de ensino que cresce cada dia mais no Brasil.


Além disso, a coordenadora aproveitou para responder a dúvidas dos ouvintes que participaram pelo telefone.


O polo de Guarapuava fica na rua Sebastião de Camargo Ribas, nº 2.056, no bairro Bonsucesso. O telefone para contato é (42) 3624.7252.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Solidariedade é tema de festa em Campo Mourão



No último sábado, 17, foi a vez do polo de Campo Mourão (PR) da Educação a Distância do Cesumar organizar uma festa julina. O I Arraiá Universitário Solidário teve como ingredientes a solidariedade, alegria e descontração.


A equipe do polo, alunos, amigos e familiares puderam se divertir com muitas atrações, como sorteio de brindes, bingo, brincadeiras e apresentações musicais. Também puderam saborear os mais variados quitutes nas barracas de doces, salgados e espetinhos e se divertir com a barraca de pescaria.


A entrada para o evento foi um quilo de alimento não perecível que foi trocado por um cupom que deu direito ao sorteio de brindes durante a festa. Os alimentos arrecadados serão doados a uma instituição da cidade.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Cesumar patrocina congresso internacional

Além de apresentar trabalhos, este ano, o Cesumar é parceiro da Associação Brasileira de Educação a Distância para a organização do 16° Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED). Este é o terceiro ano que a instituição participa do evento.

Em 2008, uma equipe do Núcleo de Educação a Distância (Nead) do Cesumar participou como ouvinte. No ano passado, em Fortaleza, uma equipe já participou apresentando trabalhos e coordenando seções. Para 2010, três trabalhos já foram aprovados. Dois artigos e um painel.

O congresso será realizado de 31 de agosto a 3 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR) e tem como tema principal: “Conteúdo, Apoio ao Aprendiz e Certificação - Os Ingredientes Centrais para Eficácia na EAD”.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Aulas retornam na próxima segunda-feira

Na próxima segunda-feira, 26, começam as aulas do Módulo C da Educação a Distância do Cesumar. Quem ainda não é aluno da EAD ainda pode se inscrever para 9 cursos de graduação e 10 cursos de pós-graduação.

Confira a lista completa de cursos em nosso site www.ead.cesumar.br.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Aluno de pós garante nota 10 em TCC



Nesta quarta-feira, 14, o aluno Clark Ferreira Farias Junior, aluno do curso de pós-graduação em Docência no Ensino Superior defendeu seu trabalho de conclusão de curso (TCC).


O aluno da cidade de Rio Grande (RS) recebeu nota máxima no trabalho com o tema “Educação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)”. A orientadora foi a professora Marcia Maria Previato de Souza.


Ações de marketing geram bons resultados em Maringá

























No último final de semana, a equipe do polo de Maringá da Educação a Distância do Cesumar realizou ações de divulgação. Na sexta-feira, 9, foi montado uma central de atendimento no pátio do shopping Cidade. No sábado, 10, houve uma promoção diferenciada em parceria com a Rádio Mix FM.


Na sexta-feira, a ação começou às 10h e se estendeu até as 22h30. No local, a equipe comercial do polo prestou esclarecimentos sobre a EAD e até algumas matrículas foram efetivadas. Além disso, os visitantes puderam preencher cupons para concorrer a um notebook.


Já no sábado, no estacionamento do shopping, a EAD participou de uma blitze na Rádio Mix de Maringá. Durante a tarde, foram distribuídos alguns folders, além de inserções ao vivo durante a programação.


Graças aos resultados obtidos, a equipe de marketing de Maringá já planeja, para a próxima quinzena, novas ações similares.

Polo de Porecatu promove evento na região










No começo deste mês, a coordenadora administrativa do curso de Pedagogia da EAD, Márcia Previato, e a professora Sandra Bispo, a convite do polo de Porecatu (PR), realizaram uma palestra sobre as dificuldades da aprendizagem na linguagem e na escrita. O evento foi realizado na cidade de Florestópolis no anfiteatro da Escola Célia Merloni. Convidados de toda a região puderam participar.




Visando ampliar a visão educacional dos futuros educadores, o curso de Pedagogia do Cesumar por meio do polo Acqua Viva de Porecatu vem desenvolvendo ações educacionais. Para isso, o polo tem atuado juntos aos alunos e secretarias municipais da região, para que os novos profissionais se apropriem do conhecimento que fundamenta a profissão.




De acordo com a proprietária do polo, Ana Júlia Pacheco, cada vez mais o Cesumar é reconhecido na cidade por meio do trabalho da equipe. “O polo Acqua Viva, em parceria com a EAD do Cesumar, está disposto a levar o conhecimento que sustente as práticas pedagógicas com vista a transformar uma política educacional.”

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Aluna de Agronegócio participa de fórum em MG

Entre os dias 12 e 15 deste mês, aconteceu em Juiz de Fora (MG) uma série de palestras e exposições organizadas pela Embrapa e pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). O Fórum das Américas: Leite e Derivados teve palestrantes, inclusive internacionais, falando sobre a agropecuária leiteira.

A aluna do terceiro ano de Agronegócio da Educação a Distância do Cesumar Dolores Boldt Vieira esteve em Minas Gerais na terça-feira, 13. Ela assistiu a palestras de dois profissionais norte-americanos. Mary Keough Ledman, que tem mais de 20 anos de experiência no mercado lácteo, falou sobre contratos futuros e proteção de preços. Já o professor da área de economia agrícola da Universidade Cornell, Andrew Novakovic, falou sobre a volatilidade do preço do leite no mercado mundial.

Dolores, que já trabalhava com gado leiteiro, ingressou no curso para aprimorar-se no agronegócio. A acadêmica diz ainda que a região em que mora, Palmeira (PR), próximo a Ponta Grossa, é conhecida pelo ramo leiteiro.

De acordo com ela, as palestras que assistiu complementaram assuntos que acompanhou na graduação. “Fiquei muito contente, pois se não tivesse estudado sobre este assunto, ficaria sem entender grande parte da palestra”, afirma.

Facilidade no processo de transferência para novos alunos

O Cesumar está aceitando transferência, reabertura de matrícula e inscrições de portadores de diploma para cursos da Educação a Distância. Os pedidos podem ser feitos no próprio site (www.cesumar.br/transferencia/?ead=1) e o resultado da solicitação será informado após, aproximadamente, três dias úteis, contados a partir da data do pedido.

A transferência é destinada a alunos devidamente matriculados em outras instituições de ensino que quiserem ingressar no Cesumar, para o mesmo curso ou áreas afins, aproveitando disciplinas já cursadas.

Quem já é formado em algum curso também pode se candidatar aos cursos de graduação da EAD. O aproveitamento é feito de cursos reconhecidos pelo MEC e o acadêmico não precisa fazer vestibular, desde que haja vagas disponíveis.

Para alunos que estiverem com a matrícula trancada, a reabertura pode ser feita no próprio site. Além disso, as inscrições para o processo seletivo seguem abertas, tanto para graduação quanto para pós.

Na EAD, o aluno estuda em casa, sem a necessidade de assistir aula todos os dias. Pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), todas as aulas ficam disponíveis para que sejam acessadas quando o aluno julgar necessário. O acadêmico só deve comparecer ao polo para fazer as provas – todas as outras atividades podem ser feitas de casa.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Festa junina anima polo de Três Lagoas










O Pólo de Três Lagoas (MS) realizou, na última sexta-feira, 9, a festa junina para alunos da Educação a Distância do Cesumar. O evento foi organizado pela diretora do Pólo Christiane de Paula e pela tutora Marize Silva. A festa teve o apoio e colaboração de todos os funcionários que pretendiam promover a interação entre os alunos dos diversos cursos, os familiares e amigos.




A Tutora do Pólo, Marize Siqueira Silva , diz que “esta é uma ótima oportunidade para que os alunos de todos os cursos possam se conhecer e isto proporciona um laço de amizade entre os alunos e toda a equipe do pólo”.




O Pólo de Três Lagoas fica na Rua Bruno Garcia, 46, no centro da cidade. O telefone para contato é (67) 3524.2838.




Administradores destacam qualidades da EAD

O portal Administradores (www.administradores.com.br) tem divulgado alguns textos relacionados a educação a distância. O site reúne administradores, professores e estudantes de administração de empresas, além de empresários, executivos e um excelente time de profissionais. Uma equipe multidisciplinar une esforços para informar pessoas do ramo sobre as oportunidades e novidades.

Um dos autores que falam sobre EAD é Flavio Roberto Evangelista de Andrade, que é administrador e mestrando em Gestão Estratégica de Pessoas (MBA). No texto, ele cita diferenças entre a educação a distância e presencial. Dentre outros pontos de destaque, Flávio aponta que na EAD quem dita o ritmo de estudos é o próprio aluno.

Além disso, ele diz que “na educação a distância há utilização de meios de comunicação mais automáticos e impressos. A comunicação deve ser frequentemente bem analisada, controlada e avaliada”.

Outro artigo que menciona a EAD é de Cristiano Sampaio. No texto, ele cita que a educação a distância otimiza o tempo do aluno e quebra as barreiras físicas que impedem o acesso a uma instituição de ensino e a um curso específico em uma outra cidade.

“Quando lemos um livro, assistimos a um filme e utilizamos a internet, por exemplo, já estamos aprendendo a distância. É apenas uma questão de tempo para que seja internalizado pelas pessoas que esse conceito já é um fato”, cita Sampaio.

Cristiano Sampaio é pós graduando em Planejamento, Implementação e Gestão do Ensino a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ). Ele finaliza o texto dizendo que o comportamento e a qualificação profissional são os diferenciais para uma carreira bem sucedida.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Entenda algumas diferenças entre Processos Gerenciais e Administração

Na hora de escolher um curso superior muitas pessoas ficam em dúvida. Essa imprecisão pode ser maior caso esses cursos sejam parecidos. É o que ocorre com Administração e Processos Gerenciais. Ambos oferecidos na Educação a Distância do Cesumar.

O curso tecnólogo enfoca aspectos específicos da administração. Mesmo assim, “para o aluno que se formar no curso de Processos Gerenciais, com mais dois anos, ele se forma em Administração”, explica o coordenador Reginaldo Carneiro.

Mas a grande diferença entre os dois cursos está em um ser tecnólogo e o outro bacharelado. Essa diferença também é vista nas disciplinas e na duração do curso. O curso de Processos Gerenciais tem duração de dois anos, já Administração, quatro.

Para saber mais sobre as diferenças e similaridades dos dois cursos, veja o vídeo disponível no canal de vídeos da EAD do Cesumar. http://migre.me/VDtr

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Cesumar participa de festa em Roncador




Entre os dias 29 de junho e 4 de julho, aconteceu em Roncador (PR) a festa de São Pedro - o padroeiro da cidade. O Cesumar esteve presente por meio do polo da Educação a Distância realizando ação de marketing. Cerca de 15 mil pessoas prestigiaram o evento.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Ferramenta desenvolvida no Cesumar já está em teste

A partir de hoje (6) começarão a ser realizados testes com uma nova ferramenta de transmissão de aulas no Núcleo de Educação a Distância do Cesumar. A webclass será utilizada em aulas-piloto antes de ser completamente implantada para todos os cursos. Os testes começam com alunos do segundo ano do curso de Gestão Financeira.

Essa nova ferramenta é uma novidade. Ela foi desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação (T.I) da EAD do Cesumar e foi projetada para suprir o que a antiga não possuía.

A webclass desprende o aluno de um único navegador. “A partir de agora, o aluno poderá assistir as aulas pelo Mozilla, Internet Explorer, Google Chrome e Safari”, explica o coordenador de T.I. da EAD do Cesumar, Fabrício Lazilha. “Com isso, temos a independência de navegadores.”

Para que o aluno tenha acesso a todas as ferramentas da webclass, como vídeo-aula, enquetes, chats e materiais disponibilizados pelos professores, basta instalar um plug-in que será automaticamente solicitado na primeira vez em que for assistir à aula pela nova tecnologia.

Para auxiliar os alunos, está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) um vídeo explicativo. Nele, o professor Fabrício Lazilha detalha todos os recursos e possibilidades da webclass.

A interação entre aluno e professor também aumentará com as enquetes simultâneas. Fabrício Lazilha revela que durante a aula os alunos poderão votar e ver o resultado automaticamente. “Além disso, os slides utilizados na aula ficarão disponíveis para o aluno, simultaneamente”, diz.

Fernando dos Santos é responsável pelo suporte técnico de transmissões de aula da EAD e afirma que a webclass vai melhorar consideravelmente a qualidade de visualização das aulas, além de todas as novidades que garante.

A intenção é que no próximo módulo, que começa no final do mês, a ferramenta já esteja disponível para todos os alunos. Para lidar com as novidades, os professores estão passando por treinamentos que garantirão a correta utilização da webclass.

Festa no polo de Porecatu reúne amigos e familiares

Aconteceu, no último dia 29, uma festa junina no polo de Porecatu (PR) da Educação a Distância do Cesumar. O evento foi organizado pelas alunas do curso de pedagogia. Elas puderam levar, ao ambiente acadêmico, familiares e amigos.

A diretora do polo, Ana Julia Pacheco, diz que são muito importantes esses momentos de descontração. “É muito bom ter a oportunidade de estar próximo dos alunos e saber que eles também podem contar com a nossa equipe”, afirma.

O polo de Porecatu fica localizado na praça Padre Calógero Gaziano, 336, no centro da cidade. O telefone para contato é (43) 3623-2963.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Apresentação curso ADM

EAD firma parceria com Sorridents

O Cesumar firmou convênio com a rede de clínicas odontológicas Sorridents. Com o acordo, os colaboradores da empresa são beneficiados com o desconto progressivo. Quanto mais funcionários matriculados, maior o desconto, podendo chegar a 40%.

Os descontos são válidos para os cursos de graduação e pós-graduação da Educação a Distância do Cesumar. Para ser beneficiado, o funcionário deve apresentar um comprovante de vínculo com a empresa no ato da matrícula.

A Sorridents é uma das maiores empresas no ramo odontológico. Atualmente, cerca de 150 clínicas trabalham sob franquia da marca, distribuídas em dez estados brasileiros.

Concurso visa alertar sobre os males do cigarro

Estão abertas as inscrições para o 6º Concurso de Frases Sobre Prevenção e Controle do Tabagismo de Maringá. O evento é fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual de Maringá, UEM, e o Lions Clube de Maringá Universitário Integração e tem como objetivo conscientizar a população sobre os malefícios do tabagismo, por meio de frases que podem ser escritas por estudantes do ensino fundamental, médio e superior.

Cada participante poderá concorrer com apenas uma frase de no máximo 45 caracteres. As frases selecionadas serão expostas em faixas durante o percurso da 7º Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima – Pare de Fumar Correndo, que acontecerá no dia 29 de agosto. Além de serem divulgadas durante a programação da Rádio Maringá FM.

Os participantes serão divididos em seis categorias: alunos da quinta, sexta, sétima e oitava série do ensino fundamental, estudantes do ensino médio e universitários. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão um aparelho DVD. Também serão premiados os professores dos alunos de ensino fundamental e médio ganhadores do primeiro lugar em suas categorias.

As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de agosto pelo site www.tabagismo.uem.br ou enviadas pelo correio, para o endereço: Av. Colombo, nº 5790, cep: 87020-900, MUD, Bloco 0-33. No site ou na carta, os inscritos deverão escrever dados pessoais. A divulgação dos resultados será no dia 22 de agosto pelo site da UEM e em jornais da cidade.